domingo, 2 de janeiro de 2011

QUITANDINHA & O CINEMA BRASILEIRO




(Cartaz do filme "É fogo na roupa")
Inúmeros foram os filmes que tiveram por cenário o Hotel Cassino Quitandinha segundo o que já relatamos. E encontramos esta peróla em nossas pesquisas realizadas no site http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/.
 Uma Comédia Musical com duração de 88 min. que foi lançado em 1952 pelos Estúdios Brasil Vita Filmes e distribuido por Unida Filmes. Este filme teve a direção do famoso Watson Macedo e sendo seu assistente Roberto Faria. Argumento do próprio Macedo e roteiro de Alinor Azevedo e José Cajado Filho
Produtor Associado: Roberto Acácio: Direção de Produção: Elias Lourenço de Souza
Co-produção: Watson Macedo Produções Cinematográficas
Musica: Alexandre Gnatalli
Sonografia: Alberto Viana
Fotografia: Edgar Brasil
Direção Artística: José Cajado Filho
Cenografia: José Cajado Filho
Montagem: Ceny Macedo
Musica: Alexandre Gnatalli
Coreografia: Juliana Yanakiewa
Elenco
Violeta Ferraz, Ankito, Heloísa Helena, Adelaide Chiozzo, Benê Nunes, Augusto Anibal, Sérgio de Oliveira, Ivon Cury, Antônio Spina, Gilmar Coelho, Inah Malagutti, Nena Napoli, Armando Nascimento, Jorge Cury, Jesus Ruas, Oswaldo Elias, Vicente Marchelli, Francisco Carlos, Dircinha Batista, Ruy Rey, Vera Lúcia, Emilinha Borba, Jorge Goulart, Linda Batista, Virgínia Lane, Eliseth Cardoso e Marion.

 (Emilinha Borba em uma das cenas destacadas do filme)

Foi a estréia de Ankito no cinema. Paulista de nascimento e descendente de tradicional família de circo, inicia sua carreira cinematográfica em 1952, para concorrer com Oscarito, já um astro consagrado.
As chanchadas carnavalescas eram produzidas regularmente com a finalidade de lançar as novas canções, as músicas para o próximo carnaval. Ainda não existia a televisão em rede nacional, embora em todos os filmes deste festival ela já surja de uma forma meio primitiva. De qualquer forma, a finalidade era rir um pouco, ver os ídolos musicais e conhecer os novos sambas e marchinhas, estreando simultaneamente nos cinemas de todo o Brasil.
A trama é muito simples e já começa na boate do hotel, com shows musicais e um congresso de mulheres. São as esposas em defesa da felicidade conjugal, que chegam a propor a pena de morte para os maridos infiéis. Curiosamente, quem estrela a fita são duas figuras hoje pouco lembradas, o pianista Benê Nunes, que não era lá muito bom ator, e Heloísa Helena, na época já veterana e que faz uma condessa francesa, chegando inclusive a cantar nessa língua, com ótimo sotaque. Temos também Ivon Cury, como o marido dela e uma trama sobre um valioso colar que é roubado. Mas o filme ficou famoso também por lançar como astro um novo comediante vindo do circo: Ankito, que muita gente comparava com Oscarito, mas que, na verdade, tem um estilo próprio, acrobático, parecendo mais um comediante do cinema mudo. Aqui ele interpreta um empresário que tenta conseguir emprego para o pianista no hotel, fazendo-o passar por polonês.
(texto de Rubens Ewald Filho)



Curiosidades cinematográficas são a que Petrópolis mais possuí. Entre estas, a do filme produzido pela Atlântida Cinematográfica Ltda. e distribuido pela UCB-União Cinematográfica Brasileira, "AVISO AOS NAVEGANTES", de 1950 - com 113 minutos, uma Comédia em Preto e branco, cuja direção e argumento foi de Watson Macedo.
A relação com Petrópolis, é simples, ela foi rodada no Quitandinha, palco ideal para representar o cenário hollywoodiano da época que o roteiro exigia.
A história se passa num luxuoso navio, onde uma companhia teatral brasileira, com Eliana e Adelaide Chiozzo, está retornando ao Brasil depois de apresentações em Buenos Aires. Na embarcação também está um príncipe que se apaixona por Eliana, mas ela só tem olhos para o imediato do navio. Oscarito, camareiro de Eliana, embarca clandestinamente no mesmo navio, onde é descoberto pelo cozinheiro da embarcação, surge entre os dois a relação de amor e ódio, cheia de implicância. A bordo há também um perigoso espião internacional, que precisa ser detido antes que todos cheguem ao Rio de Janeiro.
Aviso aos Navegantes já tem mais de 50 anos e é um ótimo exemplo do que foi o cinema brasileiro nos anos 40 e 50. Paródia dos filmes hollywoodianos da época, este musical de Watson Macedo aposta em tudo o que os americanos gostavam e pelo qual lotavam as salas de cinema: muitos números musicais em cenários claramente “falsos”, com artistas bonitos e talentosos e uma trama como pano de fundo.
Em Aviso aos Navegantes, Oscarito e Grande Othelo formam a dupla cômica de maior sucesso do cinema nacional. Num cruzeiro de volta de Buenos Aires, Frederico (Oscarito) embarca clandestinamente e é descoberto por Azulão (Grande Othelo). Para não ser denunciado, trabalha no lugar deste. Entre os demais passageiros, Cléa e uma amiga – cantoras de alguns números musicais incluídos nos shows do cruzeiro – um mágico muito suspeito, um príncipe cheio de amor para dar e um tripulante do navio em busca de um espião perigoso... Eliana interpreta Cléa e abre o filme com uma bela performance musical. O galã Anselmo Duarte é seu par romântico.


(Oscarito em uma das cenas)
Consulta extra:
"Interessante sentir como esse filme, assim como outras produções características da Atlântida, é pura paródia dos musicais americanos; um pastiche em todos os sentidos. Ressalta-se que há qualidade nas fitas aqui produzidas. Afinal, conquistaram apoio das classes populares – que adoram grandes comédias pastelão e descaradas. Grande Othelo e Oscarito são garantia de boas gargalhadas."
"Aviso aos Navegantes é um dos grandes clássicos do nosso cinema. Chamados pejorativamente de chanchadas (em castelhano, chanchada significa porcaria, como nos informa Sérgio Augusto em seu livro Esse Mundo É um Pandeiro), seus diretores incorporam o adjetivo e aceitaram o rótulo, como forma de se criar um gênero novo, totalmente nacional. Por isso um dos motes era o destaque da brasilidade – mesmo que isso ressaltasse todos os estereótipos nacionais, tais como a mulher rebolando, a alegria do Rio de Janeiro, o contagiante ritmo do samba e o sabor inigualável da batidinha."
http://www.cinemabrasileiro.net/guia_atlantida.htm
http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/filmes/aviso-aos-navegantes/aviso-aos-navegantes.asp
http://www1.uol.com.br/menuinterativo/avisoaosnavegantes.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário