domingo, 23 de janeiro de 2011

O MUNICÍPIO DO PR COM O NOME QUITANDINHA



A importância do Quitandinha historicamente não se prendeu somente aos eventos nacionais e internacionais de porte na história como a Conferência do Rio de Janeiro. Nem somente aos eventos sociais como bailes, desfiles de misses, carnavais e outros que já descrevemos neste blog. Quitandinha também tornou-se nome de município no Paraná. Leia histórico abaixo:

O MUNICÍPIO E O SEU NOME

Foi fundada a paróquia do Senhor Bom Jesus, de Areia Branca, cujo território abrangia partes de quatro municípios: distrito de Areia Branca, no município de Contenda; distrito de Pangaré, no município de Rio Negro; localidade de São João Caíva, no município da Lapa; localidade de Caí de Baixo, no município de São José dos Pinhais. Em janeiro de 1961 assumiu a paróquia, como vigário titular, o padre Miguel José Mickosz, o qual, considerando a dificuldade para desenvolver um trabalho de catequese e evangelização dos paroquianos num território assim dividido, tratou logo de propor a criação de um município que abrangesse todo o território da paróquia. Padre Miguel recorreu aos préstimos de um amigo, que era na época deputado estadual, Dr. Antonio Ferreira Rüppel, o qual apresentou na Assembléia legislativa do estado, o Projeto de Lei n° 37/61. Essa lei foi aprovada pela Assembléia e encaminhada ao então governador Ney Braga para sanção. Ney Braga, que tinha conhecimento de um grupo de correligionários seus, que eram contra a criação do novo município, devolveu o projeto de lei para a Assembléia, tendo o deputado Vidal Vagnone, Presidente do Legislativo, promulgado a lei em 14 de junho de 1961.

Na década de 50, o Sr. Reinaldo Paolini, em viagem ao Rio de Janeiro, hospedou-se com sua esposa no Hotel Quitandinha, em Petrópolis. Nessa época, estava sendo construída a rodovia BR 116, e o Sr. Reinaldo Paolini construiu à beira dessa estrada, um bar e churrascaria ao qual deu o nome de Quitandinha. Por ocasião do ato de criação do município, almoçavam na churrascaria o padre, o deputado e outros políticos, quando o Sr. Reinaldo Paolini propôs que desse ao novo município o nome de sua churrascaria, o que foi aprovado, surgindo daí o nome Quitandinha.

(in, http://www.quitandinha.pr.gov.br/history_municipio.asp)



Nenhum comentário:

Postar um comentário