domingo, 23 de janeiro de 2011

Conferência Latino-Americana de Nutrição.


 (A Conferência realizada no Hotel Quitandinha com personalidades internacionais)




TRIBUNA DE PETRÓPOLIS - 6 de junho - 1950 Instalou-se, ontem, as 11hs, no Hotel Quitandinha, a Segunda Conferência Latino-Americana de Nutrição. O ato inaugural contou com a presença de destacadas figuras do governo federal além de representantes dos diversos países do hemisfério.
.......


O ano de 1950 foi para Petrópolis de destaque no cenário internacional pela realização de Congressos e Conferências. Porém a Conferência citada pela Tribuna em sua retrospectiva possuiu grande influência no cenário internacional, pois seu organizador o médico, professor e cientista, Josué de Castro, autor do célebre Geografia da Fome (1946) torna-se uma referência internacional. Por seu brilhantismo intelectual conquistando admiradores por todos os continentes.
Josué já participara, como delegado do Brasil, em 1948, da Primeira Conferência Latino-Americana de Nutrição, em Montevidéu, promovida pela FAO, Órgão das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Na ocasião foi escolhido como membro do Comitê Consultivo Permanente de Nutrição deste órgão. Em 1950, Josué organiza esta Segunda Conferência Latino-Americana de Nutrição da FAO em Petrópolis, no Hotel Quitandinha. Josué foi eleito como primeiro Presidente do Conselho Executivo da FAO Fundo para a alimentação e agricultura da ONU, sediado em Roma, ocupando este cargo por dois mandatos sucessivos, de 1952 a 1956. Foi duas vezes indicado para o Prêmio Nobel da Paz e morto em 1973, quando vivia exilado em Paris, tendo sido cassado pelo governo militar. Em suas obras afirmava, com evidências extraídas de várias áreas do conhecimento, como Biologia, História e Economia, que a fome no Brasil é questão de distribuição de renda, não de produção de alimentos. Há mais de 50 anos apontava como regiões de fome endêmica (permanente) o Norte e o Nordeste.

 (Josué em sua mesa de trabalho na FAO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário