domingo, 23 de janeiro de 2011

CONGRESSO DE ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS



 Após o encerramento e proibição dos jogos no país, Joaquim Rolla dedicou-se a centralizar as operações de Congressos internacionais e nacionais no Hotel Quitandinha, funcionando como marketing de promoção do mesmo Hotel no cenário nacional e internacional, já que contava com surpreendente projeto de um hotel internacional que hoje seria considerado 6 estrelas. As fotos presentes retratam a realização do IV Congresso das Associações Comerciais do Estado do Rio de Janeiro, com a presença de autoridades estaduais e municipais, e com mais de 30 delegados. Reunião de grande importância para os destinos da economia fluminense realizou-se em 1948 no Hotel Quitandinha. A associação Petropolitana na época foi bem representada no Congresso.

(extraído da revista Vida Serrana, Silvio de Carvalho, p.28/29, 1948)


Presidindo a inauguração dos trabalhos encontrava-se presente, Edmundo de Macedo Soares e Silva, que governou o estado de 1947 até o ano de 1951 dando início a um programa de incentivo às cooperativas agrícolas e também ao desenvolvimento das indústrias de base (cimento, siderurgia, etc.) por todo o território fluminense.

Histórico autor do projeto apresentado ao Conselho Técnico de Economia e Finanças no ano de 1938, que propunha a utilização de um capital misto (nacional e estrangeiro) para a construção de uma usina siderúrgica de grande porte no país, surgiram as bases para a implantação, a partir de 1941, da Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, no então Volta Redonda no município de Barra Mansa, no sul do estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário