domingo, 23 de janeiro de 2011

Conferencia de 46 anos do BID.


(Foto da cerimônia realizada no Quitandinha em 05-12-99 publicada pela Tribuna de Petrópolis)


Em 1954, no salão de teatro circular do Quitandinha, que uma reunião de Ministros da Fazenda, convocada pela Organização dos Estados Americanos, fez a primeira proposta concreta de criação de uma instituição financeira para atender às nações da América Latina e do Caribe. A proposta se firmou, e em 1958 recebeu o apoio decisivo do presidente do Brasil, Juscelino Kubitscheck, e do presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower. O BID foi formalmente criado no ano seguinte.
Em dezembro de 1999, os chefes de Estado do Brasil, da Costa Rica, do Peru, do Uruguai e de Trinidad e Tobago, juntamente com ministros e altos funcionários dos 46 países membros do Banco, retornaram ao Hotel Quitandinha para comemorar os quarenta anos da instituição e rever as realizações do Banco até o presente e examinar os desafios que ele tem pela frente.
"O BID deve continuar a exercer um papel importante no fortalecimento da cooperação entre nossos povos", declarou o então presidente Fernando Henrique Cardoso, em seu discurso na reunião de aniversário, presidindo solenemente a sessão. "O Banco dispõe de todas as ferramentas certas para ajudar a América Latina e o Caribe a ingressar no processo de globalização da maneira mais sólida, menos distorcida e socialmente mais abrangente para eliminar gradualmente toda desigualdade."
Ricardo Boechat é que noticia pelo Jornal do Comércio a nota triste do encontro: "Uma gafe marcará o jantar pelos 40 anos do BID, hoje, no Museu Imperial de Petrópolis. Os convidados serão apresentados ao quadro "A batalha de Campo Grande", pintado em 1871 por Pedro Américo e restaurado para a ocasião. A delegação paraguaia, chefiada pelo ministro da Fazenda, Frederico Zayas, poderá retirar-se do recinto. A Guerra do Paraguai ainda é assunto de justa dor e indignação naquele país."


Nenhum comentário:

Postar um comentário