segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Rio-Petrópolis-Rio Um Luxo da época II

Rio-Petrópolis-Rio Um Luxo da época II
(Os moderníssimos carros da UNICA na garagem que foi da FILPO, foto da coleção do Museu Imperial)

A empresa, União Transporte Interurbana de Luxo, UTIL como ficou conhecida, não sofreu qualquer concorrência durante seus primeiros anos de funcionamento, sendo somente atingida pelo processo capitalista a partir de 1943, com o modismo de criação de cassinos na região que traziam para a estrada uma nova empresa, a UNICA.
A Tribuna de Petrópolis assim noticiava seu aparecimento:
1943 - Janeiro.

"Uma nova empresa de transportes, a Única, inicia suas atividades transportando passageiros na linha Rio - Petrópolis. Sua frota é composta de 11 ônibus Chevrolet White e Ford."

O Hotel Quitandinha destacava-se pois passava a receber com prioridade a nova frota que se deslocava por sua frente normanda coberta, com  grande requinte, deixando passageiros muitos especiais, quase moradores do Hotel, depois de sair com imensa volúpia da Rodoviária da Praça Mauá seguindo em direção à Petrópolis. Servindo tanto a turistas, como jogadores inveterados, que ricos e embriagados às altas horas da noite, logo após diversos shows que a casa de Joaquim Rola patrocinava, desciam preferencialmente nos autos de praça diretamente para o Rio, mais precisamente para Botafogo, Flamengo ou Copacabana. Já no centro da cidade serrana, servindo aos recém construídos espigões, outros símbolos de modernidade na serra.

Ao final dos anos 50 e no decorrer dos 60, a febre de locomoção à passeio para o Rio dominava a nossa cidade, principalmente com o objetivo familiar de visitar pontos turísticos, fazer pic-nic na serra, passear por ela. Um turismo de fim de semana.

Para este momento contribuíram os carros que despontavam famosos e que ficaram conhecidos como "tatuzinhos". Verdadeiros ônibus de vanguarda, cujo designer e conforto, seduziam passageiros, e fazia com que as crianças e jovens delirassem. Um “fino” programa da classe média petropolitana da época. Classe que hoje fenece vitima de um ciclo de políticas desenvolvidas pelo poder público.

(o "tatuzinho", cujo destaque é sua traseira especial com resfriador)


Pesquisa,

Nenhum comentário:

Postar um comentário