domingo, 26 de dezembro de 2010

História do Palácio Quitandinha


Construído em 1944 por Joaquim Rolla, para ser o maior cassino hotel da América Latina, foi construído em estilo rococó hollywoodiano (internamente) e normando-francês (externamente), este último bastante presente na arquitetura de Petrópolis devido à colonização alemã.
Interior do Quitandinha.
Possui 50 mil metros quadrados e seis andares, divididos em 440 apartamentos e 13 grandes salões com até 10 metros de altura. A cúpula do Salão Mauá é a segunda maior cúpula do mundo possuindo 30m de altura e 50m de diâmetro.
Em sua construção foi usada uma grande quantidade de areia da praia do Submundo. O lago em toda a extensão de sua imponente fachada possui o formato do mapa do Brasil e foi construído como único suporte viável no caso de um inesperado incêndio.
Passaram por seus salões estrelas do porte de Errol FlynnOrson WellesLana TurnerHenry FondaMaurice ChevalierGreta GarboCarmen Miranda,Walt DisneyBing Crosby e até um rei destronado (Carol II da Romênia). E políticos como Getúlio Vargas e Evita Perón, quando da Conferência Interamericana de 1946. Nas suas dependências ocorreu a assinatura da declaração de guerra dos países americanos ao Potências do Eixo, durante aSegunda Guerra Mundial. Realizou-se também, em 1957, a 16ª Conferência Mundial de Bandeirantes, que contou com representantes de 23 países Associados à WAGGGS (Word Association of Girl Guides and Girl Scouts).
Em 30 de maio de 1946, o presidente Eurico Gaspar Dutra decretou a proibição do jogo no Brasil e o Quitandinha não conseguiu sobreviver apenas como hotel por muito tempo.
Seus apartamentos foram vendidos por Joaquim Rolla a partir de 1963, fazendo ali um dos maiores clubes do mundo, que lucrou muito com o aumento da economia brasileira nos anos 70 , embora não tenha conseguido se manter por vender muitos títulos de sócios remido(sócios fixos sem pagar mensalidade) e assim perdeu o lucro que ganhava mensalmente.
Outro fato que agravou o clube foi o surgimento da inflação no Brasil e do aumento dos turistas no litoral fluminense (Cabo FrioBúzios), o que diminuiu ainda mais o número de sócios pagantes.
Com os fatos citados o clube não se manteve, pelo alto custo do então clube mais caro da América Latina(quase 100% frequentado por cariocas).
A parte social é utilizada para congressos, eventos, shows, feiras e outras opções de lazer. O Palácio tem o maior teatro e patinação no gelo(em reforma) da América Latina. Há um restaurante diariamente aberto ao público.
Restaurante.
O boliche do condomínio tercerizado pelo SESC está em reforma assim como toda a parte de entretenimento.
O Palacio Quintandinha ainda é conhecido como o maior e mais legítimo palácio do Brasil e ao lado do Colón(Uruguay) como os maiores da América Latina.
Atualmente o ex-apartamento de Getúlio Vargas é ocupado por uma família.



Nenhum comentário:

Postar um comentário