QUITANDINHA E SEU ÔNIBUS EM 1948
"Recentemente ao trabalhar com material impresso do editor Sylvio de Carvalho, me deparei com uma publicidade produzida especialmente por Sylvio para sua publicação Vida Serrana em 1948.
A publicação foi o seu debut na imprensa. Sylvio acabou de comemorar 60 anos de intensa atividade profissional.
Na época a cidade possuía algumas empresas realizando transportes para os bairros e distritos em substituição ao antigo sistema de lotações que sucedera em 1932 aos bondes.
Nesta foto-publicidade apresenta-se a ‘Cia. Rodoviária de Transportes Petrópolis’, empresa constituída por João Varanda que, especialmente, transportava passageiros para o Hotel Quitandinha no período.
(...)
Segundo Geraldo Pires Antunes, este ônibus de 1948, pertencia às unidades de carrocerias fabricadas pelo próprio J. Varanda para o chassi Chevrolet. Varanda fabricava inúmeras carrocerias também para os lotações do Rio de Janeiro ao final dos anos 40. Na mesma época carrocerias de ônibus mais robustas eram montadas para o chassi de caminhões Internacional que se habilitavam para longas viagens no país, como Rio e São Paulo.
Varanda foi o primeiro a adquirir a antiga gare e oficina dos bondes na Rua Padre Siqueira para estabelecer uma fábrica de carrocerias assim como garagem. Vendendo-a mais tarde para a Única. Tornou-se o mais importante empresário petropolitano nas décadas de 40 e 50.
O ônibus da foto-publicidade, fazia a linha 3 na época para o Hotel. Segundo Orlando Klôh, que trabalhou no cassino, estes ônibus trafegavam em alta velocidade, pois eram poucos e faziam muitas viagens, vez por outra ocorrendo acidentes, principalmente pela madrugada quando ocorria o transporte de funcionários que dormiam nos apartamentos alugados por Rolla no Edifício Imperador, cuja construção contou também com seu patrocínio financeiro."
(Silveira Filho, Oazinguito Ferreira. Mais Memórias Petropolitanas?, Tribuna de Petrópolis, 28/07/2009)
Obs: Olhem o Nº do telefone!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário